Saiba como cursa em uma universidade privada mesmo sem dinheiro

Você deseja fazer um curso superior, mas não conseguiu ingressar em uma universidade pública e não tem dinheiro para bancar uma instituição privada? Não precisa desistir. Existem muitas opções para você realizar uma graduação sem pesar no seu bolso.

Além do Governo Federal oferecer diversas oportunidades para que estudantes ingressem em uma universidade particular, também existem programas de iniciativa privada que disponibilizam bolsas e financiamento que te ajudam a melhorar o currículo.

Então se você desejar garantir uma bolsa estudantil 2019, confira as opções que selecionamos e escolha qual a melhor para você.

Programas do Governo

Prouni – O Programa Universidade Para Todos (Prouni), de iniciativa do Ministério da Educação, disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para os estudantes que possuem baixa renda. 

Neste Programa candidato deve escolher a instituição de ensino e o campus que pretende estudar, o curso e o turno que deseja. Também é preciso escolher se a bolsa será parcial (50%) ou integral (100%) além da categoria que pretende concorrer: ampla concorrência ou cotas.

O Prouni exige que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior, tenha tirado uma nota maior que 450 nas provas e não tenha zerado a redação. São realizadas duas edições do Programa por ano: uma acontece no primeiro semestre e a outra no segundo semestre. As inscrições são gratuitas.

Fies – Também de iniciativa do MEC, o Fies financia todo o seu ensino superior e permite que você comece a pagar somente após 2 anos do termino do curso.

A taxa de juros cobrada pelo Fies é de 0,279% ao mês, e se comparamos com as taxas cobradas pelo mercado, é bem mais vantajoso.

Para participar desse Programa além de ter que apresentar um fiador a renda mensal da sua família deve ser menor do que 20 salários mínimos. Dependendo da sua renda familiar, o financiamento do curso pode ficar entre 50% e 100%.

Programas de iniciativa privada

Educa Mais Brasil – Este programa oferece descontos de até 70% no valor da mensalidade de cursos de educação básica, graduação, pós-graduação, técnicos, pré-vestibular, entre outros.

O Educa Mais Brasil tem parceria com mais de 18 mil instituições brasileiras, entre elas universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas.

Quero Bolsa – O Quero Bolsa é um site que negocia bolsas de estudo parciais com universidades que possuem vagas sobrando. Esse site é especializado e disponibiliza descontos de até 75% no valor de mensalidades até o fim do curso em diversas instituições particulares no País.

Para garantir descontos através do Quero Bolsa não é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também não é preciso comprovar renda e não há cobranças de renovação da bolsa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *