Saiba aqui quem pode realizar o Cadastro Único?

Nem todo mundo conhece o Cadastro único e as facilidades que ele pode proporcionar, mas vale lembrar que este recurso é simples e produz dados muito importantes para o Governo. Não sabe como funciona o este cadastro? Para entender melhor e saber de que forma o Cadastro único pode ajudar você, confira o texto a seguir e saiba de tudo:

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro único funciona como um registro que acumula todos os dados das famílias que classificam como de baixa renda. Estas informações que ficam salvas para o Governo Federal permitem que a família possa se inscrever em diversos programas sociais.

Os dados registrados no sistema, fornecem diversas estatísticas em relação a uma localidade para o Ministério do Desenvolvimento e para o Governo, por isso, o cadastro é tão importante.

Quem tem direito a utilizar o recurso?

Como o maior objetivo deste cadastro é que as famílias que precisam de suporte, tenham uma maior atenção por parte do Governo Federal, o ideal é que as famílias estejam dentro de um das categorias abaixo para participar:

  • Possuir renda mensal familiar de até meio salário mínimo vigente por pessoa;
  • Possuir renda mensal total de, no máximo, três salários mínimos;
  • Possuir renda mensal familiar superior a três salários mínimos vigentes, desde que a família esteja devidamente cadastrada nas três esferas do Governo.

Vale lembrar que as situações acima são destinadas às famílias. Há ainda uma modalidade diretamente voltada para as famílias de uma pessoa só. Para participar é preciso:

  • Ser um morador de rua;
  • Ser um morador de rua com a presença da família.

Quais facilidades este cadastro proporciona?

Como mencionado, o Cadastro Único dará acesso fácil a programas sociais e de transferência de renda. A família cadastrada pode solicitar, por exemplo, o auxílio do Bolsa Família. Depois é só ficar de olho ao calendário Bolsa Família.

Muita gente acha que para fazer o seu cartão SUS é necessário ter o Cadastro Único, mas este registro é direcionado para outros tipos de atividade, como o programa Minha Casa Minha Vida.

Como realizar o Cadastro Único?

Para realizar o seu cadastro, é necessário se dirigir a uma unidade responsável com toda a documentação da família e do responsável. Geralmente, o órgão que lida com este registro é o CRAS.

Durante a solicitação, é necessário responder a algumas perguntas socioeconômicas e sociais. Será na unidade responsável que a família cadastrada verá atualizar suas informações.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *