Não recebi meu PIS? O que fazer?

O PIS é um dos direitos mais importantes que você, trabalhador brasileiro, tem direito. Por isso, é fundamental entender o funcionamento dele e saber como proceder caso haja alguma irregularidade com o benefício. Para quem não recebeu o PIS, vamos explicar a seguir qual o processo necessário para normalizar a situação. Confira abaixo!

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária que é descontada mensalmente do seu salário bruto. Esta contribuição é responsável pelo financiamento de vários benefícios os quais você tem direito, como o seguro desemprego e o abono salarial.

O PIS proporciona o pagamento de um valor para alguns trabalhadores que se encaixam nos requisitos estabelecidos por ele. Este beneficio é regido pela Caixa Econômica Federal, portanto, quem tiver maiores dúvidas pode entrar em contanto com o atendimento via telefone ou se dirigindo até uma unidade Caixa.

Mas como consultar o PIS? Quem já sabe que irá receber o valor, pode realizar a consulta através da internet ou de aplicativos disponíveis para você.

Quem tem direito?

Como qualquer beneficio proporcionado pela carteira de trabalho assinada, o PIS exige que o funcionário esteja devidamente enquadrado nos requisitos do mesmo. Você sabe quais são eles? Veja abaixo se você tem direito ao recurso:

  • Quem estiver devidamente cadastrado no RAAS (Registro das Ações Ambulatoriais em Saúde), vale lembrar que é função do seu empregador realizar esta etapa, por isso, confira com a empresa ou através do seu número do PIS;
  • Estar registrado no PIS há, pelo menos, cinco anos;
  • Receber mensalmente até dois salários mínimos;
  • Ter exercido suas funções mediante remuneração por, pelo menos, trinta dias, consecutivos ou não.

Não recebi meu PIS, e agora?

Se você está de acordo com os requisitos do PIS, mas mesmo assim não recebeu o benefício, a primeira cosia que você deve saber é que este recurso é pago em lotes. Os primeiros são destinados aos contribuintes preferenciais, por isso, possa ser que o seu lote demore um pouco.

Se mesmo depois dos lotes você não receber o PIS, significa que há alguma irregularidade no seu registro como erro no RAAS ou de digitação.

Para regularizar a sua situação com o órgão responsável é preciso antes identificar o erro, e entrar em contato com o seu empregador. A empresa ficará responsável por regularizar a sua situação no RAAS para que o seu pagamento seja liberado. Quanto antes você identificar o problema,mas rápido ele poderá ser solucionado.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *