Licenciamento de Veículos 2017

Quando o ano novo se inicia, o primeiro mês é um pouco conturbado para os proprietários de veículos automotores, pois no primeiro trimestre eles possuem uma série de tributos que precisam ser quitados para que o seu veículo seja devidamente regularizado. Um desses impostos cobrados é o Licenciamento de Veículos 2017.

Com a realização do licenciamento do seu veículo, você garante a comodidade de estar circulando de acordo com a Lei de Trânsito.

2016-08-29_16-11-19_Detran

O Licenciamento de Veículos 2017, conhecido também pela sigla CRLV, que significa Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, é importante, pois com o comprovante de pagamento, fica assegurado ao proprietário que o veículo está dentro das conformidades exigidas pela lei, para que assim possa circular corretamente. Esse valor cobrado integra o conjunto de tributos com os quais os proprietários de veículos automotores precisam lidar para se garantirem com a situação regularizada do veículo e possam com isso circular por ruas e estradas sem passar por problemas de fiscalização.

Licenciamento de Veículos 2017 – Valor

O valor do Licenciamento de Veículos 2017 pode variar de acordo com as definições impostas pelo Detran de cada estado. No entanto, esse valor não é muito alto se comparado ao IPVA, girando em torno de R$120,00. O pagamento desse valor do certificado de licenciamento é obrigatório para os cidadãos proprietários de automóveis, por isso, fique atento aos prazos que forem anunciados pelo Detran de seu estado para que você não fique em atraso com esse tributo, o que poderá gerar transtornos.b84a5a331e

Muitos contribuintes buscam saber o valor da taxa com antecedência, pois essa consulta permite que você verifique a situação do seu veículo previamente, e pode ser realizada de uma forma simples e rápida através da internet.

Para que o motorista consiga realizar a consulta do seu Licenciamento de Veículos 2017, é preciso acessar o site do DETRAN do seu estado, nesse momento será preciso realizar  um cadastro  para então consultar o licenciamento ou mesmo outros documentos relacionados ao seu veículo, lembrando-se sempre de que cada estado do país possui um Detran e diferentes taxas e valores repassados ao contribuinte.

Veja atentamente a seguir:

  • Acesse o site do DETRAN, aqui;
  • Selecione a opção “Licenciamento Anual”;
  • Faça seu cadastro no site;
  • Emita seu licenciamento.

A tabela do licenciamento é considerada importante, pois é a responsável por apresentar ao contribuinte qual será a data limite para que o pagamento do seu imposto seja devidamente realizado. Pode acontecer que a tabela sofra algumas atualizações, mas isso não é motivo para se preocupar, já que quando isso ocorre é anunciada oficialmente uma nova tabela pelo órgão responsável.

O prazo para licenciamento também muda de acordo com o tipo de veículo que você tem. Veículos de passageiros, reboque e semirreboque devem ter seu licenciamento feito em prazos diferentes de veículos registrados como caminhão.

Confira a seguir a tabela do Licenciamento de Veículos 2017 na categoria “carros”:

 Final da Placa Prazo final para renovar o licenciamento
 1  Abril/2017
 2  até Maio/2017
 3  até Junho/2017
 4  até Julho/2017
 5  até Agosto/2017
 6  até Agosto/2017
 7  até Setembro/2017
 8  até Outubro/2017
 9  até Novembro/2017
0  até Dezembro/2017

Agora, confira abaixo a tabela do licenciamento deste mesmo ano para veículo que estão registrados como “caminhão de carga”:

Final da Placa Prazo final para renovar o licenciamento
1 até Setembro/2017
2 até Setembro/2017
3 até Outubro/2017
4 até Outubro/2017
5 até Outubro/2017
6 até Novembro/2017
7 até Novembro/2017
8 até Novembro/2017
9 até Dezembro/2017
0 até Dezembro/2017

Como o pagamento da taxa do Licenciamento de Veículos 2017 está para começar, é muito provável que estas datas não sofram mais nenhuma alteração, devendo ser assim, utilizadas pelos contribuintes para fazer um planejamento financeiro para quitar todos os impostos sem precisar abrir mão das férias de início de ano com a família.

Licenciamento de Veículos 2017 – Onde realizar o pagamento

Como sabemos, o ano de 2016 foi um ano de recessão e 2017 também deve ser um ano com as mesmas características, por isso é importante programar as finanças pessoais para que não haja desequilíbrio financeiro, pois além desses impostos existem ainda as contas regulares para aqueles que possuem filhos, tais como matrícula e material escolar que, muitas vezes, estão acompanhadas com despesas inesperadas.

Logo_IPVA_PR1

Então, sempre que surge uma possibilidade de equilibrar o orçamente o ideal é, sem dúvidas, aproveitar a oportunidade. É possível manter esse equilíbrio com cortes de gastos, por exemplo, ou arrecadando uma renda extra depositada diretamente na poupança, usando apenas para suprir gastos de emergência e inesperados. E essa é uma das principais formas de realizar pagamento do seu Licenciamento de veículos 2017 antecipadamente, podendo usufruir do desconto oferecido para os contribuintes que optam por isso.

Ao obter o valor, o pagamento poderá ser realizado através da guia de recolhimento que será emitida e atualizada no Detran da cidade onde reside.

Tendo a guia de recolhimento em mãos, o pagamento pode ser efetuado nos correspondentes dos Correios ou até mesmo no próprio DETRAN pessoalmente. É preciso estar sempre atento para realizar o seu pagamento dentro do prazo estabelecido.

Em geral, no Detran de cada estado as formas de pagamento podem ser feitas através dos bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Cooperativo SICREDI;
  • Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB);
  • Banco Rendimento.

Deixar de pagar o Licenciamento de Veículos 2017 – Consequências

Seguindo o que foi estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro, os documentos com porte obrigatório, quando o condutor estiver dirigindo dentro do seu próprio estado, são: PPD – Permissão para dirigir, ou CNH – Carteira Nacional de Habilitação válidas e CLA – Certificado de Licenciamento Anual ou CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em dia, ou seja, quitada.

Assim como qualquer outra conta, o contribuinte, ao deixar de pagar o Licenciamento de Veículos 2017 a ele designado, poderá estar sujeito a multas garantidas pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, no valor que chega a somar R$300,00, por ser considerado infração gravíssima, e apreensão do veículo e, além disso, perderá 7 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Não deixe o pagamento para última hora e não se esqueça de ter o seu Licenciamento sempre em mãos para que, caso seja parado em alguma fiscalização, possa comprovar a quitação dos seus impostos e, consequentemente, a regularidade do seu automóvel.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *