É preciso ter feito o ENEM para se inscrever no Pronatec?

Conhecido como Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é mais uma oportunidade para jovens e adultos adquirirem certificação e se tornarem mão de obra qualificada. O programa é um dos maiores em oferta de cursos técnicos e tecnológicos gratuitos. Para se inscrever o processo é bem simples. Saiba mais. 

Conhecendo o Pronatec

O programa educacional começou a ser executado em 2001. De lá para cá foram mais de 12 milhões de certificados emitidos e novos profissionais em atuação. Um dos maiores projetos brasileiros para a área de educação. 

A principal meta do Pronatec é criar mão de obra qualificada. Para isso ele convida jovens e adultos a seguirem com seus estudos gratuitos ou retornar à sala de aula. Todos os cursos são de educação profissional técnica de nível médio, com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação, o MEC. 

Os cursos são ofertados em escolas técnicas de diversas cidades brasileiras parceiras do programa, tanto na capital como regiões interioranas. São sempre de média duração, de alguns meses há anos. Equivalem ao ensino médio técnico, o mesmo que ter feito um magistério, por exemplo, apenas em áreas diferenciadas da prática de sala de aula. 

Os alunos podem dispor de mais de 220 cursos de temas diversificados. 

Como se inscrever no Pronatec

A inscrição do Pronatec é feita online. O interessado deve acessar o site, pesquisar por fagas em sua cidade e só depois clicar para realizar o cadastro. 

Cadastrar-se no Pronatec é gratuito e todos podem fazer. O sistema sempre mostra as vagas em aberto e indica o local e hora para realizar a matrícula. Como são muitos os interessados é preciso entrar sempre no sistema caso não tenha conseguido uma oportunidade. 

Uma boa dica é cadastrar seu e-mail no sistema para receber notificações. Na tela do site indicado acima há a opção de colocar seu e-mail para receber avisos de novas vagas em aberto. 

Pré requisitos para se inscrever no Pronatec

O foco do programa é para estudantes de baixa renda. Podem se inscrever estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino regular ou Educação para Jovens e Adultos. 

Todos devem possuem o Cadastro Único, o mesmo usado para outros benefícios do Governo. Quem recebe Bolsa Família ou Vale Gás, por exemplo, já possui o cadastro e não necessita fazer um segundo. 

Também podem se inscrever quem está pela terceira vez tentando o seguro desemprego em 10 anos, inclusive com preferência nas vagas.

É preciso fazer o Enem para fazer o Pronatec?

O Pronatec é um programa diferenciado de bolsas de estudo. Não requer fazer o Enem e nem cadastro no Sisutec. O seu sistema é próprio no site informado acima. 

As vagas são sempre distribuídas de acordo com as cidades mais carentes segundo dados do IBGE. Por isso algumas unidades oferecem muito mais cursos que outras, mas o aluno pode migrar se o endereço não for tão distante e se inscrever em outra unidade.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *