Dicas preciosas para melhorar o desempenho dos funcionários

Assim como o desempenho de grandes líderes é importante para o crescimento de qualquer empresa, o desempenho dos funcionários também é imprescindível. O bem-estar dos empregados geram positivos e profundos impactos principalmente na produtividade dos seus serviços.

Estudos comprovam que as empresas que possuem práticas que visam o desenvolvimento de seus funcionários conseguem aumento significativo da motivação de trabalho e, consequentemente, melhores resultados.

Existem diversas medidas que as organizações podem adotar com a ajuda do setor de Recursos Humanos (RH). Os membros dos cargos de gerência e diretoria de empresas maiores também podem contribuir para gerar um ambiente de trabalho mais favorável à motivação dos funcionários.

Por isso separamos dicas para a aumentar a eficiência e a produtividade de seus colaboradores. Confira:

Plano de Compensação

Pessoalmente, o funcionário não fica muito preocupado se a empresa está lucrando cada vez mais ou não, caso ele receba o mesmo valor fixo todo mês. Por isso, criar um plano de compensação é uma maneira de fazer com que o funcionário tenha motivação ao ver que o esforço do trabalho dele está sendo reconhecido.

Programas de incentivo que oferecem benefícios aos funcionários, como por exemplo, comissões por metas alcançadas, são maneiras de motivar e recompensar os colaboradores da empresa.

Defina Funções

É importante que o funcionário tenha suas funções bem definidas, ou seja, ele precisa saber exatamente quais são as suas responsabilidades e a importância de seu trabalho.

Capacite os funcionários

O investimento na capacitação e no desenvolvimento de funcionários é fundamental não somente para motivar, mas também para requalificar. Se a capacitação tiver em conjunto um bom plano de carreira, os resultados da empresa são ainda melhores.

Reconhecimento

Fazer elogios aos colaboradores faz com que eles saibam que seu trabalho e os resultados estão sendo reconhecidos. Vale elogiar em público ou realizar um almoço coletivo para parabenizar o esforço do funcionário. Além disso, motiva os outros colaboradores a seguirem os mesmos passos.

Investir na qualidade de vida também é garantia de sucesso pessoal e profissional. É preciso estar atento a cada um dos funcionários e saber as necessidades de cada um.

Benefícios

Assim como os planos de compensação, oferecer benefícios aos funcionários também é fundamental para aumentar a motivação de toda a equipe. Quem é assalariado sabe da alegria que é quando consulta o saldo do Sodexo ou de qualquer outro benefício e ele está positivo: “o vale refeição caiu”.

Parecem besteiras, mas a partir de pequenas atitudes como essas servem como prova do reconhecimento dos colaboradores e estimula-os a realizar contribuições significativas para a empresa.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *