Como Limpar Piscina Inflável

Quase ninguém sabe como limpar piscina inflável e, por isso, a durabilidade do produto acaba não sendo o esperado. Atualmente, diversos modelos são vendidos no mercado, dos mais variados tamanhos, formatos e valores. Cabe ao consumidor analisar o que melhor atende suas necessidades e, sem dúvidas, a qualidade e segurança do produto.

Se você não sabe como escolher piscina inflável ou nunca teve uma, é preciso ter alguns cuidados antes de adquirir a peça. Um desses cuidados é ver a resistência da piscina, principalmente se ela será utilizada por crianças, é fundamental que seja uma piscina que, apesar de inflável seja resistente e de fácil visibilidade no seu interior. Algumas marcas, inclusive, já investem em modelos infláveis que facilitam a vista de quem está de fora, isso é importante no caso de crianças.

Outra questão que chama a atenção do consumidor é a limpeza da piscina inflável. Muitos pensam que por ser um material plástico, acaba sendo difícil de limpar e cuidar. No entanto, não é bem assim. É preciso saber limpar corretamente por vários motivos, como preservar a durabilidade, evitar furos no material e também evitar a proliferação de mosquitos Aedes Aegypti. E essa deve ser uma das maiores preocupações de quem tem piscina inflável em casa: não deixar água suja e para no recipiente.

Existem várias dicas de como limpar piscina inflável e juntamos algumas delas para facilitar o seu dia a dia. A seguir, veremos como e quando deve ser feita a limpeza da sua piscina e quais são os produtos mais indicados para esse tipo de material. Assim, você saberá como manter piscina inflável limpa para você e sua família se divertirem muito.

Dicas de limpeza – Como limpar piscina inflável

Ter uma piscina inflável em casa é uma diversão e tanto para a família. Mas, é preciso ter alguns cuidados para manter esses momentos sem nenhum transtorno, o principal é a limpeza. Muitos pensam que por ser piscina e ela estar sempre com água, não é necessário fazer uma limpeza reforçada. Justamente por isso, pelo seu contato constante com a água, é que está a importância de limpar piscina inflável.

No caso de uma piscina de 1.000 litros, que é a mais comum, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 4 gramas de cloro granulado;
  • 4 ml de algicida de manutenção;
  • 4 ml de clarificante;
  • 10 gramas de barrilha, que é o carbonato de sódio;
  • 1 Estojo de teste de pH.

O cloro eliminará os micro-organismos nocivos à saúde, enquanto a algicida vai evitar o aparecimento de algas e, consequentemente, que o fundo e laterais da piscina fiquem escorregadios. O clarificante, por sua vez, leva a sujeira para o fundo da piscina para que se possa aspirar depois e a barrilha eleva o pH da água. O estojo permite checar se a água da piscina está nos níveis ideais.

Agora, veja como limpar piscina inflável usando os itens que indicamos:

  • Dissolva os grãos de cloro em um balde, misturando-o na água. Cuidado, pois os grãos não dissolvidos podem manchar a piscina;
  • O algicida não precisa ser dissolvido e pode ser acrescentado na água da piscina uma vez por semana;
  • O clarificante deve ser utilizado somente quando a água estiver azul opaca, meio fosca, indicando sujeira;
  • A barrilha ou carbonato de sódio deverá ser colocada na água quando o pH da piscina estiver baixo.

O pH da piscina deve estar entre 7,2 e 7,4, nunca mais e nem menos que isso. Caso esteja um valor diferente, use a dosagem indicada e verifique a água novamente com ajuda do estojo de teste, depois do tempo indicado.

Como limpar piscina inflável infantil

As piscinas infláveis disponíveis no mercado são dos mais variados modelos e tamanhos. Entre eles, estão os modelos de piscina inflável para criança, que são muito usadas por alguns pais na época do calor. Toda criança gosta de piscina, mas é preciso que os pais tenham atenção nesse momento. Como a pele das crianças são mais frágeis e sensíveis, limpar piscina inflável infantil requer alguns cuidados especiais. Veja como cuidar da piscina para as crianças:

  1. Retire, regularmente, todas as folhas e insetos mortos que surgirem na piscina; 
  2. Procure, em lojas especializadas, algo que cubra a sua piscina completamente;
  3. Caso você opte pela cobertura, não se esqueça também de mantê-la amarrada e bem presa a uma superfície. Esse cuidado é importante, pois caso uma criança caia ou suba na cobertura, se ela estiver solta, poderá ceder e prender a criança no fundo da piscina. Gerando, assim, um grave acidente;
  4. Faça um tratamento na piscina com cloro especial. Ele pode ser encontrado em qualquer loja que venda piscina, ou use o cloro alvejante. A quantidade indicada é de aproximadamente 1/4 de colher de chá de cloro para cada 37 litros de água.

Todos esses cuidados vão ajudar a manter piscina inflável limpa, mas não por muito tempo. Você pode manter a mesma água, quando a piscina é usada por crianças, pelo período de 7 dias. Depois desse tempo, é bom trocar toda a água e limpar o interior da piscina inflável vazia com água e sabão.

Cuidados com a pele ao limpar piscina inflável

Uma das preocupações quando buscamos dicas de como limpar piscina inflável é sobre os cuidados que devemos ter com a nossa pele ao manusear os produtos indicados. Porém, nesses casos, nenhum dos produtos são fortes o suficiente para exigir uma proteção mais reforçada.

É claro que você deve estar atento sobre a composição dos produtos e em caso de alergia a algum deles, não utilize. Como o produto ficará na água, se você colocar qualquer quantidade, mesmo que mínima, poderá aflorar a sua alergia. No caso das piscinas infantis o cuidado deve ser redobrado. As crianças possuem pele mais sensível que os adultos, por isso fique de olho a qualquer tipo reação alérgica.

Nesses casos, vale optar pelos métodos de limpeza tradicionais, como esvaziar a piscina após o uso, limpar com água e sabão, secar e guardar corretamente. No próximo uso, basta encher de água novamente e se divertir.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *