Carros com IPVA atrasado podem ser apreendidos?

Você sabia que o IPVA é um imposto obrigatório para qualquer proprietário de veículo? Mesmo ciente da obrigatoriedade deste imposto, muitas pessoas acabam sendo surpreendidas pela taxa e não efetuam o pagamento na data indicada. Veja a seguir se o seu carro pode ser apreendido, caso esteja com o IPVA atrasado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é uma arrecadação dividida entre o Estado e a Prefeitura. O não pagamento dessa taxa pode gerar muita dor de cabeça para o dono do veículo, a não ser que o mesmo seja isento do imposto.

Consequências de não pagar o IPVA do seu carro

Se não pagar o valor requerido, você será notificado da sua pendência e receberá também uma data sugerida para a quitação. Caso não pague o valor, mesmo depois do comunicado, o seu nome pode acabar indo parar em uma lista do Serasa, SCPC ou SPC.

Não pagar o IPVA fará com que o seu carro circule em situação irregular, isto porque o imposto em questão é um dos principais na hora de ter o seu licenciamento em dia. Sem contar que você será multado pela divida e existe uma porcentagem de juros a qual você estará sujeito. O valor da porcentagem varia de estado para estado.

Estando com o IPVA atrasado mas o licenciamento em dia, você não terá problemas em ser parado por uma blitz. Mas com o tempo, você não poderá renovar o licenciamento anual já que o IPVA estará pendente, desta forma, o seu veículo poderá estar sujeito a apreensão. Para evitar que isso ocorra, esteja ciente do licenciamento pr.

Como quitar o IPVA atrasado

Para pagar o valor em atraso, você deverá:

  • Entrar no site do DETRAN ou Secretária da Fazenda do seu estado
  • Consultar suas pendências
  • Emitir uma nova guia de pagamento
  • Escolher a forma de pagamento mais viável para você, podendo ser integral ou parcelado. No caso de optar por parcelar a divida, saiba que estará sujeito a juros.
  • Imprimir a guia (GRD)
  • Faça o pagamento em uma agência bancária ou casa lotérica de sua preferência

Lembre-se que o cálculo do imposto depende do seu carro, você pode procurar os valores aproximados na internet com antecedência, e assim estar melhor preparado financeiramente quando chegar a data de quitação.

É melhor que você esteja com seu IPVA em dia para evitar maiores transtornos. Não pagar a taxa no prazo acabará rendendo um prejuízo imenso.

Para evitar irregularidades com o DETRAN, acesse http://licenciamento2018.com.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *