5 Formas de usar a nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) é uma prova anual a qual participa quem quer. Estão aptos todos os estudantes concluintes dos últimos três anos do ensino escolar. Para a rede pública a participação é gratuita e a nota possui diversas finalidades. Você pode usar a nota do Enem de cinco formas. Saiba quais a seguir.

Qual a importância do Enem?

A prova do Enem é aplicada sempre no final do ano durante dois dias. Um para disciplinas de exatas e outro de humanas. Uma redação também é cobrada. 

O exame foi criado para medir a qualidade do ensino no Brasil. Sempre foi opcional mas por mais de uma década a prova apenas ajudava no vestibular. Hoje ela é importantíssima para quem deseja fazer parte do ensino superior no país. 

Mas não é apenas por sua nota que o Enem é importante. Ele é um grande teste de conhecimentos em nível elevado de diversas disciplinas. Para quem quer saber como domina o conteúdo do ensino médio não há forma melhor. 

Os professores contemplam muito a redação do Enem porque ela é um grande divisor de águas. Além de ajudar na nota também avalia como anda a sua qualidade de escrita, preparando para diversos cursos e concursos.

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem hoje possui uma enorme importância na vida acadêmica do aluno. Ela pode ser usada de cinco formas diferentes. São elas:

Para entrar no ProUni

O Programa Universidade Para Todos fornece bolsas de estudos parciais ou integrais para alunos baixa renda. São bolsas em graduação ou pós (para professores) tendo como pré requisito básico ter feito o Enem e obtido uma boa nota. Ter renda familiar de até dois salários também é muito importante.

Para conseguir o Fies

O Financiamento Estudantil ajuda a custear a mensalidade na rede privada de ensino superior. Para ter acesso ao fundo com os mais baixos juros do mercado e um longo prazo de pagamento (com fiador) é preciso ter uma boa nota no Enem e ser baixa renda também.

No Sisu

A seleção de vagas para universidades públicas é feito através do Sisutec 2018 inscrições online. Só pode concorrer a uma vaga quem tiver feito a prova do Enem porque ela é usada como seletiva.

Como nota do vestibular de algumas instituições privadas

Poucas universidades ou faculdades da rede privada fazem uso do vestibular. Elas usam a nota do Enem para selecionar alunos a ocupar suas vagas e algumas se quer aplicar vestibular para quem não fez a prova nacional do Ministério da Educação.

No programa Ciência sem Fronteiras

Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior todos os universitários interessados no Ciência Sem Fronteiras devem ter feito a prova do Enem. A nota é usada na seleção e as melhores pontuações possuem mais chances. 

O programa do Governo Federal leva alunos brasileiros para um intercâmbio no exterior com foco em pesquisas. A nota mínima a ser obtida é 600 para ter uma chance na seleção.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *